Vereadores repudiam atitude da prefeitura em não repassar subvenção ao CTG

A prefeitura municipal, em reportagem divulgada no site oficial, alega que o CTG não receberá subvenção por atraso na pauta da Câmara. Diante dos fatos, a casa legislativa vem a público esclarecer alguns pontos.

A Câmara de Vereadores de Augusto Pestana aprovou, em sessão extraordinária realizada no dia 20 de novembro, o projeto de lei nº 1.920/2019 que autorizava a concessão de subvenção social ao CTG Porteira do Cadeado.

O referido projeto deu entrada na casa legislativa no dia 14 de novembro em regime de urgência (podendo ser aprovado dentro de 30 dias conforme dispõe o regimento interno). Respeitando a ordem regimental e a Lei Orgânica Municipal, o projeto baixou comissões na sessão do dia 18 de novembro e, seria votado, a princípio, no dia 25 do mesmo mês, contudo, vale lembrar que todos os projetos protocolados até na quinta-feira de cada semana, baixam comissões na sessão seguinte.

Os projetos que dão entrada na Câmara e necessitam de urgência para votação apresentam mensagem com justificativa para aprovação do regime de urgência, e, neste caso, não houve qualquer sinal por parte do Poder Executivo de que o projeto deveria ser votado em 4 dias (na segunda-feira) após o seu protocolo na Câmara para evitar prejuízos ao CTG. Ainda, muitas vezes, de maneira informal, o poder executivo entra em contato com a mesa diretora ou com o próprio presidente, explicando a situação e solicita a urgência de aprovação de tais projetos, abreviando os próprios prazos do regime de urgência. No caso do projeto de subvenção social ao CTG, no valor de 8 mil reais, que seria usado para o rodeio deste ano, em nenhum momento houve diálogo com os Vereadores para aprovação do mesmo.

Já na terça-feira, dia 19, a própria patronagem do CTG procurou os vereadores para dizer que o referido projeto deveria ser votado até o dia 20 de novembro para cumprir tempo hábil para realizar o repasse, seguindo orientação da Assessoria Jurídica da Prefeitura. Logo no dia seguinte, às 8 horas da manhã, a câmara realizou uma sessão extraordinária, exclusivamente para votar o projeto de lei nº 1.920/2019, o qual foi aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes. Imediatamente, após a aprovação, a Câmara encaminhou um ofício comunicando a aprovação do mesmo, para então, o executivo seguir os trâmites do repasse.

Contudo, na sexta-feira, dia 22 de novembro, às 16h20min a Câmara foi informada de que o recurso aprovado naquela semana não seria repassado ao CTG por não haver mais tempo hábil. No mesmo momento, procuramos o poder executivo para esclarecer os fatos, porém, não foram localizados nem o prefeito municipal, nem a assessora jurídica.

Indignados, alguns vereadores se manifestaram sobre o assunto na sessão ordinária do dia 25 de novembro, dizendo que o que a prefeitura fez foi uma “palhaçada”, pois para a câmara e patronagem, primeiramente, foi informada a data máxima de aprovação o dia 20 de novembro, e após a aprovação do projeto informaram que aquele prazo já não era válido.

A Câmara de Vereadores de Augusto Pestana, repudia a atitude da prefeitura municipal, a qual teria tempo hábil sim, para repassar o recurso, mas por problemas internos não divulgados acabou não realizando o repasse do mesmo e colocando a total culpa nos vereadores.

Salienta-se que em nenhum momento o poder executivo se preocupou em informar a câmara de que o projeto teria extrema urgência em prazos, uma vez que, este recurso estava prometido há muito tempo ao CTG, e deixaram para encaminhar o projeto na última hora, mesmo sabendo como funciona o regimento interno e trâmites para aprovação dos projetos.

Esta não é a primeira vez que o poder executivo encaminha projeto em cima do prazo, ou até mesmo, fora dele, para depois alegar que os vereadores não cumpriram os prazos legais.

Vereadores repudiam atitude da prefeitura em não repassar subvenção ao CTG