Secretário da Agricultura e Meio Ambiente explana na câmara de vereadores

• 07/11/2017 10h53 - Atualizado em 07/11/2017 10h53

Secretário da Agricultura e Meio Ambiente explana na câmara de vereadores

Na sessão do dia 30 de Outubro o Secretário Rafael Schneider da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente veio até a câmara de vereadores a convite da mesa diretora para explanar sobre o andamento de sua secretaria e suas atividades. Rafael enfatizou os principais serviços prestados a comunidade, sendo eles, distribuição de sêmen, sementes troca-troca, silagem, esterqueira, pé de pato e roçadeira.

No começo do ano foi dado sequencia aos trabalhos para os produtores de silagem inscritos no ano de 2016, onde os mesmos pagam uma taxa na prefeitura e a máquina que faz silagem vai até a propriedade para realizar a colheita da mesma, estes agendamentos são organizados por localidade, assim não prejudica tanto a máquina por um contínuo deslocamento. Outro serviço muito realizado pela pasta é o esparramo de dejetos (esterco) nas propriedades, onde os produtores solicitam e pagam uma taxa e o maquinário da prefeitura realiza esse serviço.

Rafael salientou sobre a participação em eventos e reuniões sobre o preço do leite, demonstrando-se muito preocupado com a situação da desvalorização do preço do litro do leite e que o produtor está tendo prejuízo neste ramo. O secretário disse que os poderes executivo e legislativo devem buscar uma alternativa para solucionar este problema, pois a produção de leite em nosso município hoje é de 150 mil litros por dia e com esta desvalorização deixamos de arrecadar em média um milhão e meio de reais, o qual deixa de circular no município, e consequentemente prejudicando toda a economia, desde a agricultura até o comércio local. Hoje Augusto Pestana ocupa o 3° ou 4° lugar em produção de leite em nosso estado.

Para finalizar o secretário comentou sobre a possibilidade de uma empresa se instalar na região para realizar abatimento de aves ou suínos. A empresa que demonstrou interesse é a Cooperativa C. Vale, mas a mesma está analisando em que cidade irá realizar a instalação da filial. Em breve será divulgada a data de uma reunião com os produtores e a cooperativa para ouvir a opinião dos agricultores e uma possível parceria.  Se esta cooperativa se instalar em nosso município será muito bom para nós, enfatizou Rafael, já que a mesma irá gerar empregos e renda e fomentar as agroindústrias do município.